www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


quinta-feira, 30 de março de 2017

Alguns registros do nosso Encontro de Evangelizadores















Foram tantas oficinas lindas que foi difícil escolher uma. Parabéns novamente pros organizadores!!!! Agora tem que implantar uma Concafras só pros evangelizadores pra gente aproveitar bastante, principalmente os instrutores de oficina que ficam só na vontade de participar das outras. Tinha oficina de feltro, chaveiro, artesanato, brinquedos de papel, recursos didáticos, culinária, dentre muitas outras...

Pena que não tive condições de registrar todas as oficinas. Mas tudo bem!!! Até a próxima!!!

quarta-feira, 29 de março de 2017

Dia das Mães: "Decoupage sob Textura"

Vamos resumir brevemente nossa oficina no Encontro de Evangelizadores 2017: "Decoupage" é uma arte francesa de colagem. Fácil, rápida e prática! Pode ser feita sob qualquer superfície: retalhos de madeira, lata, papelão, plástico, disco de vinil, no caso fizemos no CD e no papelão...
Como não somos bobas, quanto mais reciclado melhor! Muito importante ter um sucatário limpo e organizado para se trabalhar com laborterapia.

A massa já vem pronta para o uso! Normalmente usamos uma espátula para amanteigar generosamente  a superfície na qual se quer trabalhar com a massa corrida, aquela que faz textura em parede mesmo, mas na falta dela serve um CD velho mesmo.  Sejamos inteligentes para resolver nossos problemas e minar dificuldades...
Feito isso, usamos um rolo pra textura, para dá volume ao trabalho, na falta dele também vai com os dedinhos, ponta do pincel fazendo movimentos.... Ou seja, cada texturização ficará de uma forma diferente mesmo. É o que se deseja! Proporcionar a oportunidade da criança fazer, por a mão na massa e afirmar: "Foi feito por mim!"
 Depois desse processo, deixa o trabalho descansando ao ar livre para secar. De preferência de um dia para o outro. Vocês podem deixar um dia só pra fazer essa atividade em diversos materiais e guardar para o outro dia de produção.



Depois que toda peça estiver seca vamos selecionar o guardanapo pra decoupage que se encontram em armarinhos e algumas papelarias, um inteiro, grande custa 1,50 com diversos motivos infantis, natalinos, florais... Mas podemos recortar e subdividi-lo em quatro partes dependendo do projeto e do material que for utilizar, por exemplo, o CD requer um desenho menor!



É importante furar quando se pretende fazer um móbile, um quadrinho. Nesse caso, usamos um ferro de solda ou um prego bem quente fixado em um pauzinho para não machucar a pessoa. Logicamente que essa tarefa é do adulto evangelizador que fará isso previamente. Outra dica é visualizar primeiro o local do furo antes de colar o guardanapo já sem a película,  e centralizá-lo para melhor definir a figura no espaço, conforme mostra a imagem abaixo. 



No verso do guardanapo tem uma película, em alguns até duas. Pode retirar com cuidado para não danificar o papel e o reserve pois iremos utilizá-lo também.
Passamos (termolina leitosa) sob a textura, principalmente nos cantinhos para o guardanapo aderir bem.
Caso queira, pode-se recortar o papel, no caso, o guardanapo em seu contorno do desenho e colar sobre o material contendo termolina leitosa, se não tiver, basta passar cola branca, metade cola, metade água. Cubra o desenho com um plástico e com as películas reservadas do próprio papel, enrole-as como se fosse uma buchinha e passe sobre o plástico, no sentido, dentro pra fora para fixação total da figura e evitar rasgos. Feito isso, retire cuidadosamente o plástico e espere secar ou passe um secador de cabelo para adiantar esse momento de secagem.






Para recortar as sobras do guardanapo usamos uma lixa de unha, do lado grosso, da forma como Luisi está fazendo, posiciona ela na vertical e assim vai passando e recortando, sem perigo de rasgar.
Simplesmente acabou a arte? Não!!! Prossiga passando uma camada de verniz ou goma laca pra dá um brilho na peça.



 Olha como a textura e o verniz valoriza a peça! Até parece que essas rosas estão saltando da tela, não é mesmo? Se quiser fazer um móbile, pode usar um ferro de solda pra fazer o furinho que unirá um CD no outro, pode unir um ao outro com lacinhos de fita, argolinhas. Pode-se fazer bolas de Natal com imagem nos dois lados, suporte pra pendurar pano de prato.






Outra opção é utilizar as próprias capas dos CD´s para compor um quadrinho bem original! Aproveita-se o mesmo furinho do CD e amarra-se uma fitinha na parte de cima da capa, embaixo pode se colocar algo para evitar que ele não caia. Simples assim!!!
As mães vão amar!!! Nas marcenarias tem sempre retalhos de madeira lixada, que fica das sobras de armários, vinil também fica muito bom!!
 Espero que tenha conseguido inspirar vocês nesse e em outros projetos com Decoupage sobre Textura e que tenha sido claro o passo a passo. Amei ministrar essa oficina! Beijocas e Pipocas!!!!


Compramos uma caixa de 15 kg de textura, custou 15,00, rende bastante, nem precisa essa quantidade toda, a não ser que tenha um grande projeto pela frente...

segunda-feira, 27 de março de 2017

Oficina de Artesanato com Sucata

Estivemos em Goiânia, 25 e 26 de março, no Treinamento de Evangelizadores 2017, foi simplesmente incrível e emocionante!!!!
Uma chuva de bênçãos, de luz para todos nós participantes! Oportunidade de reciclagem de conhecimentos, troca de experiências e de renovação de  ânimos no trabalho do Cristo, cujo objetivo central que é a busca pela qualidade total na Evangelização Infantil.
A equipe sob a organização da Cristiane está de parabéns, muito capricho e criatividade, cada apresentação artística, mais linda que a outra!!!
A palestra do Maxwel de Palmelo também foi marcante, sobretudo quanto aos relatos dos evangelizadores que tiveram o privilégio de conviver com Jerônimo Candinho e vivenciar sua metodologia didática em favor da vida e dos valores em família!!!
Uma verdadeira reflexão sobre a importância de trabalharmos na evangelização infantil os 10 mandamentos.
Aqui vão alguns registros da nossa oficina de artesanato com sucata....
Um abraço carinhoso para todas as evangelizadoras que não saíram nem pro lanche para melhor aproveitar a oficina. Vocês foram demais!!!!





Porta-retrato de CD e prendedor de papel, pode ser do menorzinho pra ficar proporcionalmente melhor. Assim fica de pé sem problema algum. Usa-se a fotografia da criança, da mãe, da família, gravura de revista, o que tiver... E pra proteger a imagem uma película de transparência resolve!




Maria de Jesus fez a decoupage tanto no CD quanto no papelão, ambos sob textura.



Base de CD´s, e todo tipo de sucata vira esse porta-treco. Dia das Mães, Pais, pra evangelização, Encontro Fraterno, Concafras.... pra organização dos materiais das salas.




O que dá o volume pro trabalho é a massa de parede, massa corrida. Não é tóxica, não tem cheiro forte, fácil e prática pra se trabalhar. Inclusive vende em potes menores para uso artesanal.


Não é porque é sucata tem que necessariamente que ser feio, sem graça ou sem valor! Ao contrário!!! Mais que nunca é tempo de refletirmos em torno das necessidades do planeta Terra no quesito sustentabilidade. 
A oficina foi recheada de ideias práticas, rápidas e fáceis para o Dia das Mães. Fizemos decoupage, arte francesa sob textura de massa corrida, massa de parede mesmo, utilizamos várias facetas do cd, rolos de impressora, rolo de fita durex, latas e caixas... E ficaram verdadeiras obras de arte.
Laborterapia é um tratamento das enfermidades físicas e mentais. Aposte nisso!!!

sábado, 18 de março de 2017

Posto de Higiene Mental - Curta Metragem Espírita




Higiene vai muito além de cuidar apenas do corpo, acima de tudo significa cuidar do espírito. Tendo em vista nossas necessidades e problemáticas locais junto aos jovens referente ao perigo das drogas, especificamente o álcool, decidimos abordar o filme curta metragem espírita, da TV Mundial de espiritismo. Muito bem elaborado doutrinariamente falando, sobretudo, cenicamente, trata-se da importância da higienização dos pensamentos que é a porta de entrada para as obsessões.
Vale a pena!!!!!
Obs: Quando as crianças do nível I passarem por essa sala irão assistir outro vídeo elucidativo que aborda a higiene mental ao seu nível de entendimento.

O que é Confraternização Trabalho no Posto de Assistência?

É um dia de trabalho especial no Posto de Assistência, cujos objetivos são:
  • Convidar o máximo de pessoas, envolver familiares, vizinhos, colegas de trabalho, da rua onde mora... para que se sintam motivados a estarem presentes para conhecer a proposta do trabalho nos domingos.
  • Despertar no outro a necessidade de ser útil e colaborar com ações positivas na comunidade.
  • Convidar médicos para atendimento neste dia, e também dentistas que possam aplicar flúor, ensinar a forma correta de escovação.
  • Ter uma pessoa na recepção para receber os convidados, trabalhadores e assistidos.
  • Planejar, com antecedência, quais serão as atividades em que os convidados estarão envolvidos, juntamente com os trabalhadores do Posto. Ex: Campanha de Esclarecimento Chico Xavier, Posto de Higiene, Jesus no Lar, Campanha de Fraternidade Auta de Souza, etc...
  • Promover atendimentos e orientações para as crianças e assistidos, relacionados aos dentes, unhas, cabelos, higiene mental.
  • Estudar aula especial planejada pela equipe do Esclarecimento.
  • Decorar o ambiente com cartazes com frases elucidativas e imagens relacionadas a importância da higiene física, mental e espiritual.
  • Fornecer um lanche, lembranças, sorteio de livros...
  • Anotar quantas crianças, jovens e adultos estiveram presentes para se fazer um quantitativo em todos os Postos de Assistência.
Numa próxima queremos fazer uma verdadeira "ação global", convidar médicos para atendimento agendado, dentista pra passar flúor, professor de educação física para alongamento, aferir pressão, teste de acuidade visual, contação de histórias, dentre outras....

Obs: Muitos dos trabalhadores que permanecem no trabalho até hoje vieram numa Confraternização Trabalho. É uma forma de chamar, despertar, tocar o coração do outro pra visualização de necessidades e problemáticas existentes na realidade local do Posto de Assistência.

"Aquele que graça uma página edificante, semeia um bom exemplo, educa uma criança, fornece apontamento confortador, entretece uma palestra nobre ou estende uma dádiva, recolherá, sem por um, todos os grãos de amor que lançou na sementeira do Eterno Bem, lavrando com a vida para a alegria sem fim."
Eurípedes Barsanulfo - Ideal Espírita

Melhores Momentos do Posto de Higiene

Segue o breve registro das atividades realizadas na nossa Confraternização Trabalho no posto de assistência Augusto Elias da Silva.
Foi muito lindo o nosso Posto de Higiene!!!!!! Muito obrigada a todos os colaboradores que lá estiveram hj. Voltem sempre pra abrilhantar nosso trabalho!!!!!! Please!!!!
Uma semente foi lançada!!!! Quem sabe ela germine!!!!!!!!















Obrigada a todos os colaboradores que estiveram conosco nesse dia!!!!