www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


sábado, 19 de abril de 2014

Técnica: Teia da Vida

Obs: No nosso plano de unidade do jardim, aula 12, essa técnica se encaixa perfeitamente. Em breve vou postar as fotos dos crachás gigantes.

Objetivo:
- Compreender a inter-relação dos seres vivos com o meio ambiente.
- Observar que na Natureza tudo tem uma ligação e que, se o homem interferir nesta relação, direta ou indiretamente, o elo pode romper e muitos problemas ecológicos podem surgir.
- Passar o respeito que devemos ter pela natureza, obra de Deus.
 Trabalho desenvolvido:
O grupo forma uma roda e cada criança passa a representar um elemento da natureza, animal ou planta. No centro é colocada uma criança representando o Sol. Com um barbante começamos a traçar a ligação entre os seres. O Sol passa a luz ao solo, que sustenta o milharal, que sustenta a galinha, que sustenta... Assim é formada a utilidade de um  ser vivo para o outro. No fim, os caminhos de barbante formam uma teia, e começamos a perguntar:
- O que acontece se um pedaço de fio de barbante se arrebentar? E se uma determinada espécie for extinta? O que acontecerá com o meio ambiente? O que acontecerá com o homem? Existe solução? Qual?
Desta forma a criança certamente entenderá a importância de preservarmos cada espécie, passando a encarar a natureza com mais respeito e amor.

2 comentários: