www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Dia dos Pais - Planejamento de Aula - Nível II

COMISSÃO DE EVANGELIZAÇÃO
PLANO DE AULA
NÍVEL II

TEMA: “Em Defesa da Vida e Responsabilidade dos Pais”
DATA: 12/08/2007
OBJETIVOS: Valorizar a vida que Deus nos deu;
Desenvolver o compromisso para com a vida, preservando-a em todas as situações e circunstâncias;
Compreender a importância da missão paterna na terra;
Conhecer todas as responsabilidades inerentes à função de pai perante o lar (família), a sociedade (educação) e o Plano Divino (reencarnação);
PREPARO DO AMBIENTE/SALA: Decorar a sala com gravuras de crianças, bebês, mães e pais (família).

1) INCENTIVAÇÃO: Utilizando o quadro negro ou um pedaço de TNT colorido (azul ou amarelo) montar o “Painel da Criação”, pregando figura por figura, mais ou menos na ordem da criação (céu/nuvens, estrelas, lua, sol, terra/montanhas/pedras, água/mar/rios/peixes, plantas/árvores/frutos/flores, pássaros, animais:

À medida que for pregando as figuras, cantar a música: ELE TUDO FEZ (Concafras de Manaus) Se não souber cantar a música trabalhem os versos.

Ele tudo fez, com tanto amor
Quem Ele é..., Nosso Pai do céu.
Ele fez o sol, o céu e o mar
Me fez também, Nosso Pai do céu.

Ele tudo fez (Ele fez o sol)
Fez com tanto amor (O céu e o mar)
Quem Ele é... (Quem Ele é...)
Nosso Pai do céu (Nosso Pai do céu)
Ele fez o sol (Ele tudo fez)
O céu e o mar (Fez com tanto amor)
Me fez também (Quem Ele é)
Nosso Pai do céu (Nosso Pai do céu)

2) DESENVOLVIMENTO: Falar que Deus criou também o ESPÍRITO do homem (afixar uma figura representativa no painel), sendo que este precisou de uma VESTE para iniciar sua caminhada rumo à evolução (O CORPO). Dessa forma, Deus, nosso Pai, criou também o corpo material e vestiu todos os seus filhos para que eles pudessem reencarnar e assim aprender e reunir conquistas tanto no campo intelectual como no campo moral. Dizer que Deus, como PAI CRIADOR DO UNIVERSO E DE TODAS AS COISAS, vela sempre por seus filhos, enviar auxiliares diretos para ensinar grandes lições (JESUS, POR EXEMPLO) e tudo lhes dá para contribuir com seu aprendizado. Deus buscou prover os vários lares que criou para seus filhos (TERRA/PLANETAS), com todos os recursos possíveis de que precisam para passar pelas reencarnações e assim evoluir até a perfeição.

Fixar no painel um casal, representando Raquel e Adelino (Livro: Missionários da Luz, André Luiz), e relatar o processo de reencarnação de seu filho Segismundo, enfatizando como pode ser difícil para um espírito reencarnar na terra. É preciso colaboração dos pais na terra e de entidades do Plano Espiritual.

Relatar, de forma sucinta, todas as dificuldades vivenciadas por Segismundo na sua reencarnação (ler o Cap. “A Reencarnação de Segismundo” – Missionários da Luz)

3) FIXAÇÃO: Mostrar, por meio de um cartaz, a barriga de uma mulher gestante e o feto, mostrando a fase intra-uterina do desenvolvimento do corpo que receberá o espírito no processo de reencarnação, e a importância do envolvimento dos pais biológicos nessa fase, aceitando com alegria e amor a vinda do espírito e a missão divina da paternidade e/ou maternidade (encher esse cartaz, ao seu redor, de vários coraçõezinhos).
4) ENRIQUECIMENTO: Hora do Parto – Reunir as crianças em harmonia para fora da sala (de preferência); preparar uma mesinha coberto com TNT branco e falar que nós vamos fazer de conta que eles são estudantes de medicina e irão presenciar e participar de um momento sublime da vida, O NASCIMENTO DE UMA CRIANÇA (encher um balão, desses grandães, vermelho ou cor de rosa, com uma bonequinha dentro e água colorida (suco ou gelatina vermelha), amarrar bem e colocá-lo debaixo do TNT). Fazer o parto, furando primeiro o balão para a água sair, explicando que aquilo representa o líquido amniótico (esse líquido é o fluido que envolve o embrião, preenchendo a bolsa amniótica e que desta forma o protege de choques mecánicos e térmicos. A bolsa amniótica normalmente forma-se na segunda semana de gravidez, assim que esta se forma enche-se de líquido amniótico que inicialmente é apenas água proveniente da mãe).
Explicar que uma gestação normal, para que o bebê desenvolva bem deve durar 38 semanas ou 9 meses e que a prática ilegal do ABORTO é a expulsão do bebê do útero antes do término da gestação, com o extermínio do feto sem nenhuma chance de defesa (Livro dos Espíritos – Allan Kardec - “Constitui crime a provocação do aborto, em qualquer período da gestação?”R. “Há crime sempre que transgredis a lei de Deus. Uma mãe, ou quem quer que seja, cometerá crime sempre que tirar a vida a uma criança antes do seu nascimento, pois que impede a alma de passar pelas provas a que serviria de instrumento o corpo que se estava formando.” “Aborto é a interrupção da gravidez, com a destruição da concepção. É a morte do ovo, embrião ou feto.”)
Com um TNT aparar a bonequinha com muito cuidado pois é um ser bem pequenino e frágil. Falar que o balão representa a bolsa amniótica e que esta, deve ser jogada no lixo após o parto. Você pode, ao limpar a bonequinha/bebê, trocá-la por uma boneca maior e vestir uma roupinha nela, embrulhando-a como se fosse um recém-nascido (pode distribuir a tarefa para algumas crianças (2 ou 3), que deverão estar com avental e máscaras médias de TNT branco ou de papel). Explicar
Preparar um pequeno diploma com as responsabilidades dos pais, para distribuir às crianças ao final do parto, enfatizando que ser Pai é uma missão divina e que os pais são colaboradores diretos de Deus no contexto da criação. Sem eles seria impossível perpetuar a espécie nos planetas, daí sua importância. Parabenizar os meninos pela futura missão paterna e as meninas pela missão materna, lembrando que às vezes a missão é espinhosa pois temos que resgatar débitos com espíritos aos quais prejudicamos no passado (“A união e a afeição que existem entre os parentes são indício da simpatia anterior que os aproximou; também diz-se, falando de uma pessoa cujo caráter, gostos e inclinações não têm nenhuma semelhança com os de seus parentes, que ela não é da família. Deus permite, nas famílias, essas encarnações de Espíritos antipáticos ou estranhos, com o duplo objetivo de servir de prova para alguns, e de meio de adiantamento para outros.” - O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, Cap. IV - item 19)
Distribuir uns cartões (papéis pequenos) e lápis para as criançascom a seguinte frase “OLHA SÓ QUEM EU ESCOLHI PARA SER MEU PAI E MINHA MÃE NESTA ENCARNAÇÃO” e pedir às crianças para desenhar seus pais dentro de um coração.
4) CONCLUSÃO: (Ler um trecho de “O Evangelho Segundo o Espiritismo” - “Piedade Filial”, “Honrar a Vosso Pai e Vossa Mãe”, Cap. XIV) Dizer que temos que respeitar e agradecer nossos pais pela oportunidade da reencarção, fazer a prece final lembrando de todos os paizinhos, da terra, pedindo a Deus para auxiliá-los na sua missão (aos pais amorosos, pais responsáveis, pais trabalhadores, pais educadores, pais desencarnados e etc) e perdão e nova oportunidade para aqueles que falharam na missão paterna (pais viciados, pais que abondonaram seus filhos, pais violentos, pais presidiários e etc)
RECURSOS MATERIAIS
- TNT azul claro, ou escuro, amarelo ou branco (1 metro), para fazer o painel (pode ser em papel também)
- diversas figuras de sol, lua, estrelas, nuvens, pássaros, peixes, montanhas, plantas/ávores/flores/grama, amimais pequenos e uma representação do espírito (pode ser uma estrelinha de cor diferente) e um casal representando pai e mãe (Adelino e Raquel)
- fita crepe
- flores coloridas de papel para decorar em volta do painel
-cartaz de uma mulher gestante de forma a evidenciar o feto
- vários corações vermelhos para colar em volta da barriga da mulher representando a alegria e o amor envolver o ser reencarnante;
- 2 ou 3 aventais brancos ou azul claro de TNT
- 2 ou 3 máscaras médicas da mesma cor do avental
- 1 pedaço de TNT para servir de toalha ou uma toalhina de cor clara
- 1 balão bem grande vermelho ou rosa (tamanho família)
- uma bonequinha pequena para colocar dentro do balão com água tingida de vermelho(usar mistura para sucos vermelhor)
- 1 boneca do tipo bebê (maiorziha)
- roupinhas de bebê para vestir na boneca maior
- 1 pedaço de pano para servir de manta
- 1 tesoura com ponta para furar o balão na hora certa
- vários diplomas sobre a responsabilidade paternal (1 para cada criança)
- papel para confecção do cartão no qual a criança vai desenhar seus pais
- lápis de escrever e lápis de cor
- Evangelho Segundo o Espiritismo – (cap XIV “Piedade Filial”)

BIBLIOGRAFIA
- LIVRO DOS ESPÍRITOS – ALLAN KARDEC
- EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – ALLAN KARDEC
- MISSIONÁRIOS DA LUZ – ANDRÉ LUIZ
- CHÃO DE ROSAS – CHICO XAVIER – BATUÍRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário