www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


domingo, 1 de julho de 2012

Aula: Higiene corporal (cabeça, pés, mãos e olhos)

Objetivos:

. Identificar os benefícios prestados por Jesus, à todos, com seu corpo de luz.
. Valorizar e utilizar o corpo, como forma de gratidão à Deus, servindo sempre à toda criação.
. Identificar a importância dos hábitos de higiene e zelo para com a saúde.

Aprendendo com Jesus

Jesus recebeu de Deus um corpinho de luz, o qual Ele sempre respeitou e cuidou com carinho.
Jesus espalhava bênçãos e alegrias com seu corpinho. Com as mãos, acariciava as crianças, curava os doentes, respeitava a natureza, trabalhava na carpintaria; com os pés, caminhava ao encontro dos sofredores, auxiliando e curando, andava por toda a Palestina ensinando a todos; com os olhos, contemplava a beleza da criação divina, tranqüilizava os aflitos; com os ouvidos, escutava à todos que Dele se aproximavam e tinha sempre uma palavra de conforto e alegria.
Certa vez, saindo Jesus da cidade de Jericó, acompanhado pelos seus discípulos e grande multidão, um cego, chamado Bartimeu, estava sentado à beirada estrada, pedindo esmola. Ao ouvir as pessoas passando, perguntou o que era aquilo e, quando lhe disseram que Jesus de Nazaré passava por ali, gritou: Jesus, tende piedade de mim! Jesus então parou, mandou que o chamassem e lhe perguntou: - Que queres que eu te faça? – Senhor, faze que eu veja, respondeu o cego, e no mesmo instante ele viu e foi seguindo a Jesus pela estrada.
Você também recebeu de Deus um corpinho que é seu tesouro, seja ele como for, sempre poderá prestar algum auxílio a quem precise de você: pensar em Deus, orando pelos aflitos, cantar, conversar alegremente, caminhar e brincar junto aos amiguinhos, ajudar a mamãe em seu lar.
Para que esteja sadio e feliz, precisa zelar do seu corpo com higiene e asseio: tomar banho todos os dias, limpando as orelhas, lavando a cabeça, cortando as unhas. O banho lhe dá novas forças e vontade de aprender e servir sempre.
No mínimo três vezes por semana, você deve lavar sua cabecinha com cuidado e peça a mamãe para verificar se não existem lêndeas ou piolhos.

Trabalhando com Jesus

. Você poderá confeccionar e enfeitar com as crianças, uma caixinha (lata de margarina, etc) onde serão guardados materiais de higiene.

Brincando com Jesus

. Monte o salão de beleza, onde poderá ensinar a criança a usar o cotonete, cortar e limpar as unhas, tomar banho, cuidar do cabelo (corte e tratamento contra o piolho).


Equipe de Produção Doutrinária do Trabalho Maria de Nazaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário