www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


sexta-feira, 25 de maio de 2012

Teatro temático: Meio Ambiente – A doença da Terra.

A idéia é fazer um teatrinho de bonecos ou fantoches de cabeça: Sol, Terra e figuras, cartazes.


Narrador: Um dia, no Sistema Solar, a Terra começou a tossir. O sol, ainda sonolento, acordou apavorado. O susto foi tão grande, que ele começou a gaguejar:
Sol: O-o-o-o-o-o-o-o-q-q-que-que-fo-fo-foi, Terra?
Terra: Estou a cada dia pior! Ontem, passei mal o dia todo!
Narrador: Bastante assustado, porém, o Sol correu a buscar um xarope.
Terra: Não, obrigada! Xarope não cura minha doença, não!
Narrador: O Sol, já meio bravo com tantos chiliques da Terra, perguntou com voz grave e enfezada:
Sol: O que pode curar você, então?
Terra: Cof, cof... cof... Os homens, só os homens!
Sol: Por que os homens?
Terra: Cof, cof... cof... Porque são eles os culpados. Dê uma espiadinha para ver como eles poluem tudo, destroem tudo, acabam com tudo. Na Amazônia, os homens cortam as árvores, inclusive aquelas com mais de cem anos de idade. No Pantanal, caçam os animais para vender a pele, o couro. Nos rios, os homens jogam lixo, latas de veneno, matando os peixes e poluindo toda a água. Nas cidades grandes, as fábricas e os carros soltavam no ar fumaças pretas que acabavam com os pulmões de toda a gente.
Sol: É mesmo!
Terra: Para você ter ideia, muitas crianças já estão nascendo com problemas de respiração. E os adultos, ah, não há pulmão que aguente! Cof, cof...cof...
Sol: Tem razão Terra, o remédio para a doença da Terra não podia ser comprado em nenhuma farmácia. O remédio para a doença da Terra chama-se amor e respeito à natureza, e isso era coisa que só pode ser encontrada no coração das pessoas.
Terra: Você sabia que aqui no Brasil, cada pessoa gera cerca de um quilo e meio de lixo por dia? Juntando todo mundo, são 250 mil toneladas. É tanto lixo que as estações de tratamento não conseguem eliminar tudo. Por isso, a maior parte dele acaba sendo jogada nos chamados “lixões” e como ficam a céu aberto, contaminam tudo em sua volta: rios, florestas e outros lugares que deveriam permanecer limpos para continuarem fornecendo água, terra para agricultura, ar puro e habitat para animais e plantas.
Sol: E o pior é que todo esse lixo não desaparece de uma hora para outra. Alguns materiais levam mais de cem anos para se decompor. Um chiclete mastigado leva 5 anos, um palito de picolé leva 13 anos para desaparecer do planeta, um simples papel de bala leva de 3 a 6 meses, a lata de refrigerante não se decompõe, assim como a lata de sardinha aberta, a caixa de papelão leva até 6 meses, o pneu de bicicleta ninguém sabe, a embalagem de salgadinho e o óculos de plástico levam 500 anos, o vidro quebrado leva 1 milhão de anos. O lixo é mesmo um problemão.
Terra: Mas podemos resolvê-lo com apenas uma palavra: RECICLAGEM. Você sabe o que é reciclar? É reutilizar o lixo para fabricar objetos novinhos em folha. E o melhor de tudo: reciclando, ninguém precisa explorar e destruir a natureza, seja cortando árvores para fazer papel ou contaminando rios em busca de minérios para a fabricação de latinhas de refrigerante. Reciclar é preservar!
Sol: Muito bem. Reciclar é uma ótima ideia. Basta separar seu lixo de acordo com os tipos de materiais. Isso se chama coleta seletiva, e serve para facilitar o trabalho dos garis que vêm buscar o lixo em sua casa.
Terra: Então fique ligado nas cores dos containers e latões de lixo: cada cor equivale a um tipo de material. Se na sua rua ou na cidade que você mora não existem containers e latões adequados, peça para seus pais cobrarem do prefeito, do governador. Você também pode contribuir ensinando pra todo mundo como se faz a coleta seletiva. Junte seus amigos e forme um grupo. Vai ser divertido! Explique a seus pais como se faz a separação e pergunte para os vizinhos se eles conhecem a reciclagem de lixo. Cobre na sua escola a instalação de lixeiras para cada tipo de lixo pois quanto mais pessoas separarem o lixo, melhor!




Nenhum comentário:

Postar um comentário