www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


domingo, 27 de maio de 2012

Dinâmicas para as crianças - Consciência ambiental


Nossa mais nova amiga e evangelizadora de outro posto de assistência nos presenteou tanto com sua presença, bem como como sua experiência profissional na área ambiental. Realizou algumas dinâmicas para a nossa reflexão. Saiba Aline que és sempre bem vinda e o nosso muito obrigada.



Primeiro ela propôs uma dinâmica de reflexão: Não desejar aos outros aquilo que não queremos para nós. Observação de um boneco simbolizando o homem preso numa gaiola.



Ela nos apresentou esses instrumentos de trabalho chamados de "abafadores", que são usados para apagar os incêndios que são bastante frequentes nesse período de seca aqui no DF, sobretudo quando não se tem consciência ambiental e se joga tudo o que é lixo no cerrado iniciando-se assim as queimadas.

Destacou por meio de cartazes o habitat natural de cada animal do cerrado e sua utilidade para a cadeia alimentar.

Organizou com barbantes no chão a "casinha dos animais" e escolheu duas crianças para serem os bombeiros para manusearem os abafadores numa situação de queimada e ao sinal dado: "os animais estão passeando livres" - as crianças ficavam fora dos espaços dos barbantes e ao sinal dado de queimada eles tinham que procurar abrigo e os bombeiros batiam no chão com os abafadores. Aos poucos ela ia retirando os espaços até não sobrar nenhum deles. As crianças gostaram e participaram ativamente. Foi muito legal!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário