www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

3ª Aula – Jesus cuidava de Seu corpo. Devo cuidar do meu corpo também


Aprendendo com Jesus

· Levar um espelho para que as crianças possam se observar, lembrando que cada parte de nosso corpo exerce uma função muito importante, pois é através dele que podemos sentir as fragrâncias, ouvir, olhar a criação de Deus, sentir o paladar, caminhar, entre tantas outras coisas.
· Explorar gravuras que mostrem o quanto Jesus utilizou seu corpo para o bem: curando e ajudando pessoas, multiplicando pães e peixes, pregando o evangelho a todos, entrando em contato com Deus por meio da prece, meditando em frente ao lago, admirando as belezas da criação.... Importante ressaltar que não é apenas cuidar do corpo, do espírito também, sendo útil, assistindo boas programações, ouvindo histórias, assistindo aulas na evangelização infantil...
· Lembrar que o corpo que hoje usamos foi presente de Deus, por isso devemos ter muito cuidado com ele. Que cada um tem o corpo de que precisa para evoluir. Ressaltar a importância do respeito para com aqueles que são portadores de necessidades especiais. Uma história excelente para ser trabalhada nesta aula é a do livro: O Pedacinho do Céu Azul, Rosângela (espírito) & Vera Lucia Marinzeck de Carvalho, editora Lumen..
· Contar a história do Juca Lambisca, de Casimiro Cunha, que aborda a questão da gula.


Trabalhando com Jesus

· Enfeitar uma caixa de papelão, para guardar objetos que podem ser usados para cuidar de nosso corpo e primeiros socorros, colando figuras coloridas.
· Confeccionar pente de cabelo utilizando papel cartão, cola e palitos de fósforo.
. Montar um painel com colagem ou desenhos que simbolizem o cuidado com o corpo físico: (higiene) e do outro lado o cuidado com o espírito ( vibração, sentimentos, boas ações). Isso é o mais importante dentro da aula!

Brincando com Jesus

· Brincar de salão de beleza: levar creme de pele, cotonetes, gel e fitas para o cabelo, unhex para cortar as unhas, brilho labial de cor clara, perfume suave...
· Brincar de “seja o chefe”: uma criança realiza atividades de cuidados com o corpo e a turma imita ou brinca de mímica.
. Fazer ginástica com a turma. Levar um CD com músicas animadas, com gestos: “ Com as mãos eu faço; Eu te vejo; O ônibus; Ug bug...” Lembrando que a melhor ginástica é a prática do bem.
. Brincar de mímica das ações: a criança pega uma gravura que representa uma boa ação que pode ser feita com o próprio corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário