www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

2ª Aula – Corpo, dádiva de Deus.


Aprendendo com Jesus
· Levar um espelho, de preferência grande, para a sala de aula para que cada um se observe, se conheça fisicamente, suas características pessoais...
. Desenvolver a técnica do espelho: em duplas, todo o movimento que um da dupla fizer o outro tem que imitar, destacando assim a utilidade de cada parte do corpo, cuidados que devemos ter para com ele.
· Fazer barulho com um chocalho, colocar uma música instrumental com sons de pássaros e de água. Sempre de olhos fechados, perguntar que som estão ouvindo? Fazer cada um cheirar uma fruta ou um perfume suave de bebê. Dar para cada criança uma gota de limão e depois uma de açúcar para provar. Fazer com que a criança perceba que ela identificou os sons, gostos, objetos, através dos sentidos.
· Colocar dentro de uma caixa surpresa vários objetos ou figuras que lembrem os cuidados que devemos ter com o nosso corpo. Explorar um quebra-cabeça dos membros de uma criança.
· Contar a história do carneiro revoltado, que não estava satisfeito com a sua roupagem física, livro: Alvorada Cristã, Neio Lúcio.

Trabalhando com Jesus

· Construir com massinha de modelar o nosso corpinho, explorando as partes, cuidados e utilidades e moldar o corpinho de Jesus, jogar gliter para simbolizar que era um corpo de luz.
· Desenhar as partes que faltam no corpo do boneco e montá-lo com grampo bailarina juntando as partes destacadas com círculos. Seria interessante xerocopiar numa cartolina tom de pele e já levar cortado. O modelo está no meu PICASA PHOTOSTREAM, álbum: Corpo, Dádiva Divina.
. Distribuir um boneco de papel em forma de menino ou menina e peças de roupas para que os evangelizandos possam colorir e brincar.
· Montar o mural da sala: desenhando os coleguinhas da turma.

Brincando com Jesus

· Realizar gincana com atividades que possam movimentar o corpinho. Não se esqueçam de que as mesmas precisam ser preferencialmente cooperativas e não competitivas, para evitar contendas entre eles. Ex: correr na ponta dos pés, de mãos dadas, correr tentando pisar na sombra do colega, correr agachado...
· Brincar com jogo da memória de objetos úteis para higiene do corpo ou caça-ao-tesouro para encontrar esses materiais, num espaço mais amplo.
· Brincar de dar banho nas bonecas, cuidar do irmãozinho, cantar e dançar músicas que contemplem os movimentos do corpo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário