www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


sábado, 28 de janeiro de 2012

12ª Aula – Jesus me ensina a amar a natureza.

Aprendendo com Jesus

. Realizar a técnica teia da vida. (Cada criança receberá um crachá contendo uma figura que simbolize a natureza: planta, solo, sol, água, animais...). “O grupo forma uma roda e cada criança passa a representar um dos elementos da natureza. No centro é colocada uma criança representada pelo crachá do Sol. Com um barbante começamos a traçar a ligação entre os seres. O Sol passa a luz ao solo, que sustenta a plantação, que sustenta a galinha, que sustenta...Assim é formada a utilidade de um ser vivo para o outro. No fim, os caminhos de barbante formam uma teia, e assim exploramos que a natureza está viva e em constante trabalho de colaboração. Se um fio daqueles se arrebentar, se alguma espécie viva desaparecer, o que acontecerá ao meio ambiente e ao homem?” Conversar a respeito e deixar a criança falar. Essa técnica maravilhosa foi tirada do site cvdee, consta o link no blog.
. Espalhar gravuras da natureza sobre o chão, parede. Levar plantinhas de verdade para ornamentar a sala. Pedir para que eles observem as cenas e mentalizem na hora da prece. Tocar músicas instrumentais do tipo: som das águas, canto de pássaros.
. Contar a história do Semeador, de Joana de Ângelis, a professora que semeava de dentro de um trem, durante o seu percurso até o trabalho.
. Mostrar por meio de cartazes, apresentação no power point ou vídeo, momentos de ensinamento que a natureza nos faculta: harmonia das cores, união e colaboração das formigas e abelhas, a singeleza e beleza das flores multicores, o deslizar da água do riacho...


Trabalhando com Jesus
. Confeccionar bichinhos da natureza com sucata: joaninha com tampinha de garrafa, pintada com cola colorida vermelha e pintinhas pretas.
. Colar figuras da natureza retiradas de revistas e montar quadrinhos para enfeitar a sala utilizando pratinhos descartáveis ou caixas de dvd usadas.
. Montar um mural da natureza. Levar várias gravuras para as crianças escolherem.
. Pintar as flores da dobradura que serão jogadas na bacia com água, ao abri-las uma virtude deverá estar escrita em cada uma delas. Ex: Quando seguimos o exemplo da natureza colhemos: paz, amor, união, fé, coragem, paciência....


Brincando com Jesus
. Brincar com máscaras de animais. Mímicas. Modelar elementos da natureza com massinha.
. Brincar de adivinhações com figuras de animais em tangram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário