www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

1ª Aula – O nascimento de Jesus e o meu nascimento.


Aprendendo com Jesus
· Antes de tudo é preciso estudar o plano de unidade com atenção e cuidado!
· Cineminha: caixa de papelão com rolos de papel alumínio ou cabos de vassoura em pedaços para confeccionar a televisão. As cenas dos personagens da do nascimento de Jesus são dispostas em seqüência e fixadas com durex nos rolos.
· Montar um painel do presépio para servir como decoração e utilizá-lo em todas as aulas, pois os conteúdos são voltados para as vivências evangélicas.
· Usar as ilustrações do nascimento de Jesus coladas em caixinhas de leite encapadas e devidamente protegidas com durex transparente largo/contact para se ter um material pedagógico concreto e duradouro e facilitar a manipulação do mesmo pela criança.
· Contar a história do plano de unidade (Livro: O ovo da galinha cré... cré. – utilizando gravuras de eva.)
. Ver o recurso pedagógico: Álbum do desenvolvimento do bebê, no blog. Outra coisa interessante que você pode fazer é baixar vídeos e documentários do National Geographic, ( começa no encontro com o óvulo e vai até o nascimento. São vídeos incríveis e para a criança vai ser inesquecível. O endereço é http://www.meubebezinho.com.br/gravidez070201.shtml
. Dica: Em livrarias evangélicas costuma ter livros de história do nascimento de Jesus, muito interessantes, com personagens contendo imãs para montar cenário ou com cenas que se sobressaem da página... Só tem que tomar cuidado para não ter informações equivocadas ou figuras do tipo: anjo com asas, que não condiz com a visão da doutrina espírita.

Trabalhando com Jesus

· Montar um presépio utilizando caixa de sapato.
· Colorir máscaras de animais (vaca, boi, ovelha, burrinho...) que estavam em volta da manjedoura no momento do nascimento de Jesus. Você costuma encontrar máscaras de eva já prontas em lojas de festas, de repente pode ser montado o cenário do nascimento de Jesus.
· Ensinar uma música que fale sobre o tema vivido nesta aula.
· Construir juntos um armário com caixa de papelão para coletivamente guardarmos roupas de bebê. (observação: colocar perfume suave de bebê nas roupinhas e brincar de vestir bonecos, no próximo momento do plano de aula: Brincando com Jesus)

Brincando com Jesus

· Montar uma tenda com um lençol, no canto da sala e brincar de casinha simulando a cena do nascimento de um bebê em uma família. Levar bonecos grandes, roupinhas de bebê e escolher os personagens da família e os visitantes.
· Brincando com máscaras dos animais do estábulo: simular o presépio com manjedoura e boneco.
. Brincar de leitura animada: o evangelizador selecionará ou redigirá o texto com o tema do dia, destacando diversas palavras que queira que as crianças assimilem. Toda vez que for falada uma palavra “chave” todos têm que corresponder com gestos treinados antes. Desconheço a autoria. EX:

JESUS = EU TE AMO / MARIA = MÃE SANTÍSSIMA
JOSÉ = MEU AMIGO / BELÉM = 3 PALMAS
IRMÃO = MÃOS PRO ALTO / DEUS = FICAR EM PÉ E SENTAR NOVAMENTE
AMOR = 2 PALMAS

LEITURA ANIMADA:

“JESUS nasceu em BELÉM. MARIA e JOSÉ são os pais de JESUS. MARIA é também nossa protetora e mãezinha do coração. JESUS é nosso IRMÃO enviado por DEUS para nos trazer a lei de AMOR. JESUS nos ensina que devemos amar o próximo como a nós mesmos. Eu sou amigo de JESUS.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário