www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Aula Especial: Jesus

Tema Aula Especial: Jesus é a paz (O dia mais lindo da Terra).
Compreender que a vinda de Jesus no planeta foi uma ação de misericórdia em amparar a todos, trazendo paz e amor aos nossos corações.
Tempo: 1 hora

Início: Músicas natalinas e prece.


Incentivação: Colocar um desenho no chão no formato do planeta Terra. Falar das dificuldades do planeta, tristeza, dores e muito sofrimento, discordias.
Deus nosso Pai de amor e bondade se apiedou de nós e nos enviou um lindo presente, neste momento colocar a manjedoura no centro da Terra dizer que quando Jesus nasceu uma luz se acendeu sobre as trevas do Mundo. Ligar o pisca – pisca tudo começou a mudar, ele veio, trazer o que muito era aguardado descer neste estanteuma pompinha colocar perto da manjedoura, falar vejam ela trouxe uma mensagem.
A minha paz eu vós deixo a minha paz eu vós dou, este foi “O dia mais feliz da Terra”, deixar cair flores no planeta.

Desenvolvimento: Montar o varal das figuras em série, contar a história “O dia mais feliz do mundo”, (o nascimento de Jesus). Posso disponibilizá-las por e-mail, é só entrar em contato.

Enriquecimento: De papel panamá (ou papelão) fazer Jesus grande e um caminho com figuras de um leproso de outro lado uma mãe com uma criança doente do outro um obsediado, Jesus vai andando pelo caminho amparando, socorrendo, levando palavra de conforto e curando, neste momento ir deixando flores e glitter no caminho como uma chuva de bençãos, falar que a vinda dele no planeta foi para trazer, paz, amor e luz.

Fixação: Pintar com tinta guache branca as mãos das crianças, pedir para que elas carimbem no painel formando uma pomba é no centro a frase? A paz no mundo começa em mim.
Dar o exemplo do Chico Xavier sde que ao enves de agredir as pessoas verbalmente colocava água na boca até se harmonizar. É chamada água da paz.

Trabalhando com José o pai de Jesus na oficina confeccionando a manjedoura: Com uma folha dupla face recortar do tamanho de A3 e dobrar no meio, fazer a manjedoura de um lado Maria e do outro José, é já pronto a figura de Jesus. Agora para Jesus estar no seu coração, vamos fazer a manjedoura para ele deixar, pode ser de caixinha ou fundo da garrafa pet, pique papel crepom marrom, para o capim, e cubra Jesus com um pedaço de TNT. (a criança levará para casa).
A gora em homenagem a Jesus vamos declamar o poema:
“Nosso lar esta cheio de luz,
Paz na Terra nasceu Jesus.”

Encerramento: Prece final. Vamos dar as mãos elevar os nossos pensamentos, e sentimentos e agradecer a Deus pela vinda de Jesus.

Recursos: Figura do planeta, um boneco, uma caixa grande (manjedoura), ilustrações em série:“O dia mais feliz da terra”, garrafas pet ou caixas pequenas, tinta guache, branca (ou desenhar as mãos em folha branca e recortar para ser a pomba,papel pardo, tesouras, glitter, pisca-pisca, barbante de nylon, flores de papel dupla face, cartolina laminada para estrela, tnt azul claro ou branco, figura de Jesus grande, figuras de pessoas da sua época.

Bibliografia
A vinda de Jesus – A Caminho da luz, Emmanuel.
Elucidações Evangelicas, Sayão.
Boa Nova – Humberto de Campos.
Jesus – Editora Auta de Souza.
O dia mais lindo da Terra, Nisia Amália – Editora Auta de Souza.

Obs: Planejamento de aula cedido pela nossa amiga Dalva Helena da SODEAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário